segunda-feira, 30 de março de 2009

Filósofos da Lógica

Aristóteles
Este filósofo teve uma vida bastante movimentada, nascido na cidade de Estagira no ano 384 a.c. mudou-se para Atenas logo após a morte de seu pai, podendo continuar os seus estudos na Academia de Platão. Viajou para a Ásia Menor onde juntou-se a uma comunidade de alunos da acadêmia sob a proteção do tirano Hermias, rei da Atárnea que foi morto alguns anos após a chegada de Aristóteles devido à suspeitas dos persas de que Hermias seria comparsa dos macedônios. Após isso, Filipe da Macedônia convida-o para que seja tutor de seu filho, Alexandre, herdeiro do trono e que posteriormente ganharia a alcunha de Alexandre o grande. Com a coroação de Alexandre, Aristóteles retorna à Atenas para a criação de sua própria escola, o Liceu, que recebeu esse nome devido ao templo em homenagem a Apolo Liceano. A Grécia, que era dominada pelos macedônios desde a época de Filipe, organizou um movimento de libertação contra a Macedônia, Aristóteles foi acusado de colaborar com os macedônios, começou então a ser perseguido mas acaba morrendo em Cálcis na Eubeia.
Aristóteles escreveu diversos livros sobre diversos assuntos durante toda a sua vida, física, psicologia, ética, entre outros. Uma classe de livros seus, os livros de lógica, ficaram conhecidos como "organon", ou instrumento. Porém, nenhum dos seus livros pôde chegar até nós.


George Boole
Boole nasceu em 1815 em Lincoln na Inglaterra. Seus pais não haviam muitas riquezas para gastar com sua educação, obstáculo que fora contornado com precisão pelo futuro matemático. Logo cedo ele se interessou pelo conhecimento, primeiramente pelas línguas, teve aulas com um livreiro da cidade de modo que aos 12 anos já conseguia traduzir poemas em Latin. Aos 16 anos tornou-se professor e aos 20 fundou a sua própria escola. Foi eleito a um cargo de professor principal na Irlanda aos 25 anos no Queen's College, onde permaneceria pelo resto de sua vida, fez então diversas pesquisas, uma delas sobre aplicação de métodos algébricos para resolução de equações diferenciais, com a qual recebeu a medalha de ouro da Queen's Society. Sua maior contribuição para a matemática foi com a pesquisa sobre teoria da lógica e das probabilidades, inserindo lógica na álgebra, o que ficou conhecido como Álgebra de Boole. Aos 43 anos, Boole recebeu honras das universidades de Dublin e Oxford e tornou-se membro do Queen's Society.

Gottlob Frege
Nasceu em 1848 na cidade de Wismar, na Alemanha. Frege estudou nas universidades de Jena e Göttingen, e tornou-se professor em Jena, onde continuou trabalhando por toda a vida. Os estudos de Frege no campo da linguagem lógica tornaram-no um dos maiores matemáticos da área até hoje, perpetuando seu nome no ramo da lógica. Seguindo com a contribuição de Boole, Frege queria provar que não havia distinção entre álgebra e lógica. Sua maior contribuição foi a criação de um "enunciado" para a lógica matemática a partir de caracteres simbólicos.

Leia Mais…

domingo, 22 de março de 2009

Perfil do Curso

O curso tem um mercado extremamente amplo para bacharéis, há previsões de que em 2010 somente no mercado brasileiro haja um déficit de 20000 profissionais na área de informática. Além da atuação em empresas, o recém-formado pode também trabalhar como pesquisador na área ou posteriormente seguir carreira discente.

Penso em futuramente tornar-me professor de informática na UFS, mas a parte que realmente me interessa é o mercado de trabalho em si. Não conheço com perfeição as diversas áreas com que poderei trabalhar, posso apenas dizer que me sinto atraído pela definição básica de inteligência artificial, fazer com que as pessoas acreditem que o computador pensa. Não sei como funciona, mas me desperta uma ponta de interesse e curiosidade.

Leia Mais…

Estrutura Institucional do Curso

Existem várias instituições que compõem a estrutura do curso de Ciência da Computação, são elas: a Softeam, empresa júnior de informática; o CALICOMP, Centro Acadêmico Livre de Computação; o CCET, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia; o DCOMP, Departamento de Computação; a reitoria; e o DAA, Departamento de Administração Acadêmica.

A Softeam, ou Software Team, é a empresa júnior mais antiga da UFS, sua gestão e composição é feita apenas por alunos do curso de Ciência da Computação. Seu objetivo é levar aos alunos a vivência do mercado de trabalho antes de os mesmos saírem da universidade, procurando envolver o maior número possível de pessoas em tal experiência.

O CALICOMP é formado por uma associação dos alunos do curso. Cada centro acadêmico é responsável pela representação legal dos estudantes perante aos departamentos, reitoria, administração acadêmica ou qualquer outro órgão dentro da universidade. É um instrumento de interface entre aluno e universidade.

O CCET é o prédio onde se localiza o DCOMP, ele engloba a maior parte dos cursos da área de exatas.

O DCOMP é o departamento responsável por oferecer as disciplinas aos cursos do departamento, e a outros cursos de fora que por ventura venham a precisar de alguma das matérias ofertadas. A contratação de pessoal para ministrar as aulas também é feita pelo departamento. Existem 5 laboratórios utilizados para aulas práticas que totalizam 68 computadores. Há um projeto já aprovado de construção de um prédio fora do CCET apenas para o DCOMP.

A reitoria afeta o curso de Ciência da Computação do mesmo modo que a qualquer outro curso, com a administração do campus de um modo geral. Sendo tal órgão o de maior estância em toda a universidade.

O DAA é onde fica todo o histórico de cada aluno, média geral, freqüência de aulas, disciplinas cursadas, matrículas, etc. Ele administra toda a vivência do aluno com a universidade.

Leia Mais…