A computação possibilitou que as diversas ciências “construídas” pela humanidade diversificassem as suas informações, o conhecimento de um pode ser compartilhado com qualquer outro em qualquer lugar do mundo. Dizer que computadores são ferramentas de extrema importância não é nenhuma mentira, mas afirmar que nenhuma ciência sobreviveria sem eles é um certo exagero. Tomando por exemplo a física, seu primeiro cientista foi Galileu Galilei, nasceu em 1564, o primeiro computador foi o EINIAC, criado em 1946, são 382 anos desde o nascimento do primeiro físico até o desenvolvimento do primeiro computador. Se a informática fosse de tal forma essencial às ciências, nenhuma delas teria se desenvolvido sem antes haver a criação do computador.
Claro que não só de ciências é feito o mundo, existem aplicações da informática em que os computadores são indispensáveis. Uma empresa multinacional não teria forma outra de gerenciar suas centenas de filiais espalhadas pelo mundo sem os computadores, por exemplo.
Sendo ou não essencial, ele está aí, e já que ele está aí, não faz mal algum usá-lo. Pensar um mundo sem a sua existência seria desperdiçar todas as utilizações que os computadores trouxeram com a sua criação. São pouco mais que 60 anos desde o antigo EINIAC e as possibilidades já são muitas, até que a informação se desenvolva por completo, novas aplicações ,novas possibilidades e quem sabe até novas ciências ainda aparecerão graças a esta belíssima ferramenta que é o computador.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Nenhuma área do conhecimento sobrevive sem a computação?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário