Estrutura de Dados
Esta disciplina é voltada para noção e desenvolvimento de algoritmos de alta complexidade. Um algoritmo computacional trabalha diretamente com dados, a depender da forma como tais dados estão organizados, eles podem formar uma estrutura, denominada estrutura de dados. Os desafios 1 ("Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos"), 2 ("Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e socioculturais e da interação homem-natureza") e 5 ("Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos") da SBC lidam diretamente com estruturas de dados.
Sistemas Operacionais
Um sistema operacional é feito para "intermediar" a comunicação entre o usuário e a máquina. Com o aumento da influência entre os profissionais da chamada computabilidade, as operações executadas pelo computador ficam cada vez mais "invisíveis" aos usuários, e os SOs, antes de qualquer outra coisa, tem de estar sempre à frente do desenvolvimento da computação. Esta disciplina apresenta aos alunos informações gerais sobre sistemas operacionais, tais como histórico, fundamentos, organização, gerência, processos e funções indispensáveis, de modo que o estudante ao tornar-se profissional possa atuar seguindo às tendências do mercado. Sistemas operacionais está ligado aos desafios 3 ("Impactos para a área da computação da transição do silício para novas tecnologias") e 5 ("Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos") da SBC.
Programação Orientada a Aspectos
As programações orientadas a objeto tem como ponto em comum a existência de blocos de comandos que são secundários ao programa principal e que podem ser utilizadas para a implementação de alguma função. A programação orientada a aspectos é caracterizada por alterar o comportamento de destes códigos secundários ajustando-os de uma melhor maneira ao programa principal, isto é o chamado "aspecto". A pesquisa em programação orientada a aspectos ajudaria a solucionar os desafios 1 ("Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos"), 2 ("Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e socioculturais e da interação homem-natureza") e 5 ("Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos") da SBC.
Esta disciplina é voltada para noção e desenvolvimento de algoritmos de alta complexidade. Um algoritmo computacional trabalha diretamente com dados, a depender da forma como tais dados estão organizados, eles podem formar uma estrutura, denominada estrutura de dados. Os desafios 1 ("Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos"), 2 ("Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e socioculturais e da interação homem-natureza") e 5 ("Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos") da SBC lidam diretamente com estruturas de dados.
Sistemas Operacionais
Um sistema operacional é feito para "intermediar" a comunicação entre o usuário e a máquina. Com o aumento da influência entre os profissionais da chamada computabilidade, as operações executadas pelo computador ficam cada vez mais "invisíveis" aos usuários, e os SOs, antes de qualquer outra coisa, tem de estar sempre à frente do desenvolvimento da computação. Esta disciplina apresenta aos alunos informações gerais sobre sistemas operacionais, tais como histórico, fundamentos, organização, gerência, processos e funções indispensáveis, de modo que o estudante ao tornar-se profissional possa atuar seguindo às tendências do mercado. Sistemas operacionais está ligado aos desafios 3 ("Impactos para a área da computação da transição do silício para novas tecnologias") e 5 ("Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos") da SBC.
Programação Orientada a Aspectos
As programações orientadas a objeto tem como ponto em comum a existência de blocos de comandos que são secundários ao programa principal e que podem ser utilizadas para a implementação de alguma função. A programação orientada a aspectos é caracterizada por alterar o comportamento de destes códigos secundários ajustando-os de uma melhor maneira ao programa principal, isto é o chamado "aspecto". A pesquisa em programação orientada a aspectos ajudaria a solucionar os desafios 1 ("Gestão da Informação em grandes volumes de dados multimídia distribuídos"), 2 ("Modelagem computacional de sistemas complexos artificiais, naturais e socioculturais e da interação homem-natureza") e 5 ("Desenvolvimento tecnológico de qualidade: sistemas disponíveis, corretos, seguros, escaláveis, persistentes e ubíquos") da SBC.
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