segunda-feira, 22 de junho de 2009

Chips de Grafeno [correção]

Você pode facilmente encontrar fabricantes de hardware afirmando que os componentes já atingiram o seu limite, que os materiais utilizados hoje não suportarão muitos outros avanços. A saída então é sair em busca de novos materiais.

Em 2004 foi descoberto um novo composto químico, o grafeno. Este material pode ser utilizado como um multiplicador de frequências, que recebere o sinal da frequência do clock do processador, por exemplo, e o transforma em um múltiplo do sinal inicial. As frequências dos processadores atuais chegam dificilmente à frequência de 4 ou 5 Ghz, com a utilização do grafeno, elas facilmente alcançariam a marca dos 1000Ghz.

Isso acontece porque os multiplicadores existentes hoje exigem a utilização de muitos componentes eletrônicos, o que faz com que o sinal de saída tenha muitos ruídos. Para retirar esses ruídos são utilizados filtros, são estes os componentes que mais consomem energia e contribuem para o aquecimento. O grafeno, no entanto, usa somente um transistor, o que produz um sinal de saída totalmente limpo dispensando os tão dispendiosos filtros.

Estima-se que esta tecnologia chegue ao mercado nos próximos dois anos.

http://info.abril.com.br/noticias/tecnologia-pessoal/chip-de-grafeno-pode-chegar-a-1-thz-diz-mit-29032009-4.shl
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=chip-de-grafeno-podera-atingir-1-000-ghz
http://www.adrenaline.com.br/forum/cpu-s-placas-mae-memorias/249994-chip-de-grafeno-alcancar-1000ghz.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário