É difícil definir o conceito de Tecnologia da Informação (TI) devido ao fato de que este possui um significado muito amplo, no entanto, o mesmo pode ser brevemente “determinado” como sendo toda e qualquer atividade que em algum momento se utiliza de recursos computacionais para sua realização. Faz pouco mais que meio século desde a criação do primeiro computador, o EINIAC, e a usabilidade de sistemas de informação segue em constante evolução, de tal forma que é impossível imaginar que o mundo permaneça no mesmo estado sem o uso de computadores.
Em tempos hodiernos, onde conceitos mudam tão rapidamente, nenhuma outra pessoa deveria se modificar tanto quanto os homens responsáveis por toda esta velocidade de transformação, os profissionais de tecnologia da informação. A postura de um professor da área de TI deve ser antes de tudo inovadora, o mestre inova para que seus aprendizes inovem posteriormente no momento do exercício de seu ofício.
Mas de que forma deve ocorrer esta inovação? O conhecimento, em sua raiz, foi criado por pessoas as quais não tinham quem lhes ensinasse, o conhecimento, primeiro teve de ser descoberto. De acordo com Arnold Schoenberg, grande músico do século XIX cujos alunos eram ditos como a melhor coisa que ele possuía, o mestre não deve ensinar ao aprendiz, e sim, mostrar ao seu aluno como aprender, para que ele possa aprender por si próprio. É deste modo que o professor da área de TI deve agir, por mais que os ensinamentos de Schoenberg sejam mais antigos que a criação da computação, eles representam a forma correta de dirigir o estudo do aprendiz até hoje, pois pressiona o aprendiz a “criar” seu conhecimento. Com esta constante “criação”, assegura-se que a inovação será iminente.
Em tempos hodiernos, onde conceitos mudam tão rapidamente, nenhuma outra pessoa deveria se modificar tanto quanto os homens responsáveis por toda esta velocidade de transformação, os profissionais de tecnologia da informação. A postura de um professor da área de TI deve ser antes de tudo inovadora, o mestre inova para que seus aprendizes inovem posteriormente no momento do exercício de seu ofício.
Mas de que forma deve ocorrer esta inovação? O conhecimento, em sua raiz, foi criado por pessoas as quais não tinham quem lhes ensinasse, o conhecimento, primeiro teve de ser descoberto. De acordo com Arnold Schoenberg, grande músico do século XIX cujos alunos eram ditos como a melhor coisa que ele possuía, o mestre não deve ensinar ao aprendiz, e sim, mostrar ao seu aluno como aprender, para que ele possa aprender por si próprio. É deste modo que o professor da área de TI deve agir, por mais que os ensinamentos de Schoenberg sejam mais antigos que a criação da computação, eles representam a forma correta de dirigir o estudo do aprendiz até hoje, pois pressiona o aprendiz a “criar” seu conhecimento. Com esta constante “criação”, assegura-se que a inovação será iminente.
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