segunda-feira, 22 de junho de 2009

Filósofos da Lógica [correção]

Aristóteles
Este filósofo teve uma vida bastante movimentada, nascido na cidade de Estagira no ano 384 a.c. mudou-se para Atenas logo após a morte de seu pai, podendo continuar os seus estudos na Academia de Platão. Viajou para a Ásia Menor onde juntou-se a uma comunidade de alunos da acadêmia sob a proteção do tirano Hermias, rei da Atárnea que foi morto alguns anos após a chegada de Aristóteles devido à suspeitas dos persas de que Hermias seria comparsa dos macedônios. Após isso, Filipe da Macedônia convida-o para que seja tutor de seu filho, Alexandre, herdeiro do trono e que posteriormente ganharia a alcunha de Alexandre o grande. Com a coroação de Alexandre, Aristóteles retorna à Atenas para a criação de sua própria escola, o Liceu, que recebeu esse nome devido ao templo em homenagem a Apolo Liceano. A Grécia, que era dominada pelos macedônios desde a época de Filipe, organizou um movimento de libertação contra a Macedônia, Aristóteles foi acusado de colaborar com os macedônios, começou então a ser perseguido mas acaba morrendo em Cálcis na Eubeia.
Aristóteles escreveu diversos livros a respeito dos mais variados temas durante toda a sua vida, como física, psicologia, ética, entre outros. Dentre suas obras, existiu uma série denominada "Organon", nestes livros, Aristóteles escreveu especificamente sobre lógica formal e material, foi estabelecido por ele conceitos utilizados até hoje, como o princípio da identidade, do terceiro excluído, a utilização de premissas, entre outros.

George Boole
Boole nasceu em 1815 em Lincoln na Inglaterra. Seus pais não haviam muitas riquezas para gastar com sua educação, obstáculo que fora contornado com precisão pelo futuro matemático. Logo cedo ele se interessou pelo conhecimento, primeiramente pelas línguas, teve aulas com um livreiro da cidade de modo que aos 12 anos já conseguia traduzir poemas em Latin. Aos 16 anos tornou-se professor e aos 20 fundou a sua própria escola. Foi eleito a um cargo de professor principal na Irlanda aos 25 anos no Queen's College, onde permaneceria pelo resto de sua vida, fez então diversas pesquisas, uma delas sobre aplicação de métodos algébricos para resolução de equações diferenciais, com a qual recebeu a medalha de ouro da Queen's Society. Sua maior contribuição para a matemática foi com a pesquisa sobre teoria da lógica e das probabilidades, inserindo lógica na álgebra, o que ficou conhecido como Álgebra de Boole. Aos 43 anos, Boole recebeu honras das universidades de Dublin e Oxford e tornou-se membro do Queen's Society.

Gottlob Frege
Nasceu em 1848 na cidade de Wismar, na Alemanha. Frege estudou nas universidades de Jena e Göttingen, e tornou-se professor em Jena, onde continuou trabalhando por toda a vida. Os estudos de Frege no campo da linguagem lógica tornaram-no um dos maiores matemáticos da área até hoje, perpetuando seu nome no ramo da lógica. Seguindo com a contribuição de Boole, Frege queria provar que não havia distinção entre álgebra e lógica. Sua maior contribuição foi a criação de um "enunciado" para a lógica matemática a partir de caracteres simbólicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário